sexta-feira, 25 de maio de 2012

Documentário sobre direitos humanos LGBT na Universidade do Porto

Mais uma colaboração do projeto Porto Arco-Íris com o grupo cineclubista CineFPCEUP (composto por alunas/os da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto). Desta vez, vai ser projetado o documentário "Paragraph 175", que aborda o tema dos direitos humanos das pessoas LGBT durante a ocupação nazi da Alemanha, período que está também bem documentado na exposição "Berlin-Yogyakarta", patente na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto até ao final do mês de maio (também organizada pelo Porto Arco-Íris). A entrada é livre, e no final haverá lugar a um pequeno debate. Apareçam!

Ver mais [+]

Teatro-Conferência em Valongo: "A Bailarina Vai às Compras"

O Porto Arco-Íris participou na sessão de teatro-conferência promovida pela Agência para a Vida Local da Câmara Municipal de Valongo no Centro Cultural de Campo. Dedicada ao tema da identidade de género e em especial à transexualidade, contou com apresentação parcial da peça "A Bailarina Vai às Compras", de Júnior Sampaio, pela companhia Entretanto Teatro, que depois foi comentada por Telmo Fernandes, numa tertúlia que encheu o auditório e contou com múltiplas intervenções e um debate animado em torno da temática. Relembramos que esta peça já havia sido apresentada a alunas/os de nível secundário do concelho, numa iniciativa da autarquia que contou também com a participação da Associação ILGA Portugal, através da dinamização prévia de ações de sensibilização.
Ver mais [+]

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Participação em seminário sobre "Violência no Namoro"



O Porto Arco-Íris esteve presente no seminário "Violência no Namoro: a outra face do amor", promovido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima no Auditório do CIFOP da UTAD - Universidade de Trás-os-Montes, em Vila Real, no passado dia 23 de maio, com uma comunicação direcionada para a violência entre casais do mesmo sexo. Trata-se de uma realidade ainda pouco estudada, e que requer da parte dos decisores e intervenientes um trabalho consistente de preparação, para contornar a invisibilidade e o risco de dupla discriminação (como vítimas de violência e de homofobia). A Associação ILGA Portugal desenvolveu, através de uma parceria transnacional, o projeto Identificar e Combater os Crimes de Ódio contra Pessoas LGBT, que tem já como intuito capacitar as forças de segurança para esta e outras temáticas ligadas à violência. Mais informações em violencia.ilga-portugal.pt.
Ver mais [+]

terça-feira, 22 de maio de 2012

Conferência sobre direitos humanos LGBT

O Porto Arco-Íris organizou no dia 21 de maio, na Universidade do Porto, a sua primeira conferência. Com o mote "Direitos Humanos das Pessoas LGBT - de Yogyakarta ao Porto", a iniciativa pretende chamar a atenção para a importância dos Princípios de Yogyakarta, e da necessidade de agregar esforços neste âmbito também a nível local. A iniciativa foi de entrada livre, e decorreu no Auditório principal da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Foram convidados a intervir investigadores e juristas, assim como representantes da universidade, Câmara Municipal do Porto, Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade e representantes dos grupos parlamentares.



Ver mais [+]

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Conferência "Direitos Humanos das Pessoas LGBT" no Ponte Margem

Ponte Margem - Geral
Ponte Margem - Geral

Conferência
No próximo dia 21 de Maio de 2012 realiza-se na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) uma conferência dedicada ao tema "Direitos Humanos das Pessoas LGBT: de Yogyakarta ao Porto", uma iniciativa organizada no âmbito do projecto "Porto Arco-Íris" da Associação ILGA Portugal. Orientação sexual e identidade de género, direitos humanos e políticas de igualdade são algumas das questões em debate no presente encontro. Associada à presente conferência, de 17 a 31 de Maio encontra-se patente a exposição Berlin - Yogyakarta: direitos humanos das pessoas LGBT.

APRESENTAÇÃO

«A conferência, que irá envolver individualidades de vários setores sociais, académicos e políticos, pretende divulgar em Portugal os Princípios de Yogyakarta, que concretizam a aplicação dos Direitos Humanos às pessoas LGBT, bem como debater a forma de os operacionalizar também a nível local, especificamente na cidade do Porto.

A Conferência realiza-se no Auditório 1 (entrada) da FPCEUP, das 14.00 às 17.30 e é uma iniciativa do projeto PORTO ARCO-ÍRIS da Associação ILGA Portugal.»

PROGRAMA

14h00 – Sessão de Abertura
Daniel Coelho, Fundação Porto Social (Câmara Municipal do Porto)
José Alberto Correia, Diretor da FPCEUP
Paulo Côrte-Real, Presidente da Direção da Associação ILGA Portugal

14h30 – Direitos Humanos das Pessoas LGBT
Greg Czarnecki, representante da organização polaca Campaign Against Homophobia (responsável pela exposição “Berlin-Yogyakarta”)
Gabriela Moite, psicóloga
Jorge Gato, investigador da Universidade do Porto

Coffee break

16h30 – Políticas de igualdade: de Yogyakarta ao Porto
Francisco Assis - Partido Socialista
Catarina Martins - Bloco de Esquerda
Representantes de grupos parlamentares do PCP, PP e PSD (a confirmar)*

17h30 - Encerramento
Manuel Albano, Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade
Telmo Fernandes, Coordenador do Projeto Porto Arco-Íris da ILGA Portugal


Mais informação disponível no sítio da ILGA Portugal.»
Ver mais [+]

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Exposição sobre Direitos Humanos LGBT na Universidade do Porto

O projeto Porto Arco-Íris, em associação com a organização polaca Kampania Przeciw Homofobii (Campanha Contra a Homofobia), montou a extraordinária exposição "Berlin-Yogyakarta", dedicada aos direitos humanos das pessoas LGBT. Vai estar patente no átrio de entrada da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, entre os dias 17 e 31 de maio. A inauguração ocorre no âmbito do Dia Internacional Contra a Homofobia e estão tod@s convidad@s. A entrada, claro está, é livre! No dia 21 seguir-se no mesmo local a conferência "Direitos Humanos das Pessoas LGBT - de Yogyakarta ao Porto", que pretende debater a implementação, a nível local, destes princípios. Para o efeito foram convidados representantes da autarquia e de partidos políticos, assim como especialistas, para debater a temática.
Ver mais [+]

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Workshop sobre Famílias Arco-Íris no Porto

Organizámos o nosso primeiro workshop completamente dedicado ao tema das famílias arco-íris. Tratou-se da resposta ao convite endereçado pela organização do evento "Defina Família", promovido pela Universidade Lusíada, no Porto. A iniciativa decorreu nas instalações do Espaço Gesto Cooperativa Cultural, a 12 de maio, e foi um sucesso, com a adesão de um público maioritariamente de contexto universitário! A sessão tinha como objetivo sensibilizar para a diversidade de modelos e estruturas familiares e debater características das famílias com dois pais ou duas mães. Incluiu ainda informações sobre direitos no que diz respeito a modalidades como a adoção e procriação medicamente assistida, assim como dados sobre investigação científica neste âmbito. Terminámos com um breve debate sobre estratégias inclusivas.


Ver mais [+]

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Moderação de uma mesa em encontro sobre famílias no Porto!

Num encontro promovido pela Universidade Lusíada do Porto, intitulado "Defina Família - (des)encontros(s) sobre famílias e normatividades - estivemos presentes na moderação de uma mesa sobre "Laços Familiares - reconhecimento e apoio", que contou com as intervenções de Eduarda Ferreira, com a comunicação "(Homo)Parentalidades: realidades e desafios", Rui Nunes, com "A maternidade de substituição" e Zélia Figueiredo, com "O papel da família durante o processo de transição".  


Ver mais [+]

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Comunidade de leitura de temática lésbica!

O Porto Arco-Íris tem orgulho em anunciar o início da atividade do grupo Conversas Para Lê-Las, uma comunidade de leitura de temática lésbica, totalmente dinamizado por voluntárias que frequentaram recentemente a primeira formação neste âmbito. As primeiras datas já estão anunciadas, e o local será o espaço A Cadeira de Van Gogh, que assim se associa como parceiro do nosso projeto. Para mais informações, contactar conversas@ilga-portugal.pt.

Ver mais [+]