sábado, 10 de março de 2012

Primeira Feira do Livro LGBT do Porto no Jornal de Notícias






Feira de livros para público LGBT no Porto

Publicado em 2012-03-10

, actualizado em 2012-03-10

NUNO MIGUEL ROPIO

"Obteve sucesso nas três primeiras edições em Lisboa e agora chegou ao Porto: uma feira de livros inteiramente dedicada à produção literária e científica sobre e para um público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros).
O evento abre portas este sábado no Centro Comercial Bombarda, na rua Miguel Bombarda, conhecida pelas suas galerias de arte, e ali ficará durante uma semana, oferecendo, paralelamente aos 200 livros de 15 editoras, workshops gratuitos e a presença de vários autores, entre eles Richard Zimler.
Sob a responsabilidade do Porto Arco-Íris, a organização alterou ligeiramente o formato do evento em Lisboa, de forma a permitir que a participação dos visitantes possa resultar numa publicação dentro de meses.
"Temos dois workshops. Um com a escritora Adélia Carvalho, que ensinará técnicas de escrita de contos infantis sobre diversidade, e um outro com a ilustradora Lara Luís. O objectivo é que possam sair daí algumas histórias para crianças, que abordem a temática da diversidade, e possam transformar-se num livro", explicou, ao JN, Telmo Fernandes, coordenador do Porto Arco-Íris.
Integrado na associação ILGA Portugal, o Porto Arco-Íris é um projecto que não só conta com verbas do Quadro de Referência de Estratégia Nacional (QREN), como com o apoio do Programa Operacional Potencial Humano (POPH).
As actividades nesta "primeira Feira do Livro LGBT, que a ILGA Portugal organiza no Porto", como frisa Telmo Fernandes, ocorrem todos os dias ao final do dia."