terça-feira, 21 de maio de 2013

Tertúlia "Homo e Transfobia na Saúde": debater o preconceito com estudantes de medicina

Numa iniciativa em boa hora promovida pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina, a pretexto do Dia Internacional Contra a Homofobia e a Transfobia, participámos hoje numa tertúlia que teve lugar nas novas instalações do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, uma das duas escolas de medicina da Universidade do Porto, junto ao Hospital de Santo António. 

Na iniciativa esteve presente, para além do nosso representante, o sexólogo António Salema e Miguel Sampaio, assistente social no centro hospitalar de  São João. Em contexto informal, debatemos os conceitos de homofobia e transfobia, alertando para as especificidades deste tipo de discriminação e para as dificuldades que constituem no acesso das pessoas LGBT aos serviços de saúde. Mais uma vez, sublinhou-se a necessidade de formação e preparação das/dos profissionais neste âmbito, assim como a adoção de práticas inclusivas, nomeadamente ao nível da linguagem, dos procedimentos (nomeadamente os administrativos), e do acolhimento e convite à diversidade, em função da orientação sexual e da identidade de género.
Abordaram-se ainda questões concretas como a necessidade de sensibilização e formação de técnicas/os e monitores/as que intervêm no apoio a vítimas, designadamente em instituições e serviços de acolhimento, em articulação com os serviços de saúde. Relembrou-se ainda a necessidade de alargar o âmbito das campanhas de promoção da saúde e prevenção de riscos dirigidas à comunidade em geral, de modo a incluir sempre as questões LGBT.