3ª Feira do Livro LGBT do Porto


22 de março
abertura da feira / inauguração da exposição "Eat your fruits" - ilustrações de RITA ROQUE

Rita Roque nasceu em Genebra em 1984. Reside em Portugal desde 1996. Mestre em História de Arte pela Universidade de Coimbra com uma Pós-Graduação em Crítica de Arte pela Faculdade de Belas Artes do Porto, desenvolve trabalho enquanto curadora e ilustradora para projetos independentes. Na Fundação de Serralves, desenvolve trabalho enquanto Monitora do Serviço Educativo.










23 de março
local - A Cadeira de Van Gogh (Rua Morgado Mateus, nº 41, Porto)
14h30 - conversa com ANA ZANATTI
Ana Zanatti quase dispensa apresentações. Tendo conquistado a sua fama como atriz de teatro, cinema e televisão, tem contudo vindo a estabelecer uma sólida reputação como escritora. Em 2013 lança o seu terceiro romance, "E onde é que está o Amor?" (depois de "Sinais do Medo" e "Agradece o beijo"). Em 2012 recebe da Associação ILGA Portugal um Prémio Arco-Íris, por ocasião do lançamento do livro infantil "Teodorico e as Mães Cegonhas", escrito a pensar na sensibilização do público em geral para a diversidade de famílias, num período em que a legislação sobre parentalidade em casais do mesmo sexo continua a ser colocada em questão pelo próprio Parlamento.

Foto: Carlos Ramos


26 de março
18h - conversa com RICHARD ZIMLER (apresentação do livro "A Sentinela")
Richard Zimler é uma figura pública bastante reconhecida pelo seu empenho no combate à discriminação, que se reflete num olhar crítico e intransigente com a desigualdade. Residente no Porto, jornalista e professor, é na qualidade de escritor que tem conquistado uma legião de fãs, com romances vibrantes como "O Último Cabalista de Lisboa" ou "Os Anagramas de Varsóvia". Em 2013 a Associação ILGA Portugal distinguiu o seu contributo para a visibilidade das identidades LGBT. Vai estar connosco para falar do seu último trabalho, "A Sentinela".

Foto: Rodrigo Cabrita
29 de março
16h - leitura encenada para crianças do livro "Primeiro Cresci no Coração", com o ator e encenador TÓ MAIA


17h - Ser e estar numa família arco-íris: conversa com psicólogo JORGE GATO


Jorge Gato é psicólogo, doutorado em Psicologia pela Universidade do Porto, com uma tese sobre homoparentalidade. Tem publicado a nível nacional e internacional sobre o preconceito em função do género e da orientação sexual. Para além da sua atividade como docente, participa em ativamente em fóruns académicos, sociais e políticos. Foi ouvido na 1ª Comissão Parlamentar da Assembleia da República para apreciação do projeto de lei sobre coadoção em casais do mesmo sexo.