domingo, 31 de março de 2013

Jornalismo Porto Net: apresentação de livro na Feira do Livro LGBT

Houve "Excitações Klimtorianas" na Feira do Livro LGBT do Porto 

Houve "Excitações Klimtorianas" na Feira do Livro LGBT do Porto

«Danyel Guerra apresentou, esta semana, o livro "Excitações Klimtorianas", durante a 2.ª Feira do Livro LGBT do Porto, numa iniciativa da ILGA Portugal, que teve entrada livre no átrio do Centro Comercial Bombarda.
Entre apresentações de livros no decorrer da 2.ª Feira do Livro LGBT do Porto, a sessão com Danyel Guerra foi um dos pontos de interesse. O título do seu livro - "Excitações Klimtorianas" - é um dos vários trocadilhos presentes na obra (refere-se à obra do pintor austríaco Gustav Klimt, cuja data de nascimento já perfez 150 anos). A capa do livro é um pormenor do quadro "As amigas" de Klimt, de temática homoerótica.
Trata-se de uma novela "erótico-fantástica", descreveu Danyel Guerra ao JPN, antes da sessão de apresentação formal. O cenário é a cidade do Porto, na década de 1980. O autor conjugou episódios da sua vida pessoal com a obra de Klimt, como inspiração.
A narrativa conta com duas protagonistas, Maria Ana e Daniana, numa aventura de autodescoberta. As temáticas da exploração da sexualidade e da orientação sexual estão sempre presentes, numa história estilizada com referências à cultura pop da época retratada.
Num contexto mais geral das temáticas LGBT, a sessão aberta a questões remeteu para a questão da homofobia e do preconceito, um dos grandes focos da associação ILGA Portugal. Danyel Guerra aproveita esta questão para sublinhar que, ao livro, "não lhe compete fazer apologias" sobre a relação entre a sexualidade e a sociedade. "Temos o direito de fazer apologia sem tentar estrangular o outro", remata.»